Apresentação

O Pontos Cantados de Umbanda é um projeto de propõe elaborar um catálogo sistemático de pontos cantados de Umbanda. A pricípio, a idéia é catalogar pontos que se acham gravados; em um segundo momento, se catalogará também pontos não gravados, mas com a identificação do local onde o ponto foi recolhido.

Este projeto surge de outro, anterior, que a partir de 18 de Dezembro de 2008 coletou e postou pontos cantados na comunidade da rede de relacionamentos Orkut, Pontos Cantados - Arquivo, onde se podem encontrar mais de 700 pontos.

Sistematização dos Pontos

Os pontos são agrupados por Orixá, grupos de entidades ou procedimentos ritualísticos. Esses agrupamentos receberam, cada um, uma numeração - que não tem qualquer relação com ordem de importância, é apenas um recurso metodológico para a sistematização. Tais agrupamentos poderão ser encontrados em um índice em uma barra à direita.

Os pontos não possuem títulos. Quando há, são sempre arbitrários,isto é, pessoais. Os títulos que aparecem em cada ponto publicado, ou são os que aparecem nas gravações ou títulos por nós escolhidos apenas para facilitar a organização e localização dos pontos.

Cada ponto recebe uma ou mais marcações, recurso possibilitado pelo blog; por isso, um mesmo ponto pode aparecer em mais de um agrupamento.

Fichas catalográficas

Cada ponto gravado recebe uma ficha que acompanha a letra do ponto. A ficha é a seguinte:

Título
Como dito, os pontos não possuem títulos, mas aqui eles o recebem como forma de melhor organizar e localizá-los. Assim, eles aparecem do seguinte modo:
Nome da entidade - trecho do ponto.

Gravação
Identificação, quando conhecida, da gravação realizada:
Nome do responsável pela gravação ou intérprete (não confundir com autoria). Nome do disco ou cd. Gravadora, ano.

Intérprete
Nome da pessoa que interpretou o ponto na gravação apresentada.

Faixa
Número da faixa da gravação (quando houver).

Letra
A letra do ponto transcrita.
As letras são transcritas conforme se ouve no arquivo, independente de correções gramaticais ou nomes que alguns julgariam equivocados.

Quando não foi possível compreender algum termo ou frase, usou-se "???" para simbolizar a lacuna.

Ao fim de cada frase podem ser vistos os sinais ';' e '.'.
O ; simboliza a continuação do verso, sem repetição.
O . simboliza o fim do verso e a sua seqüente repetição ou fim do ponto.

Sabemos que a grafia de certas palavras de origem africana ou indígena oferece mais de uma possibilidade, mas procuramos utilizar a mais frequentemente observada. Caso queira colaborar com esclarecimentos, favor entrar em contato.